TORNAR-SE UM INSTRUTOR

INSCREVA-SE COMO ALUNO E SEJA UM MONITOR

"Aquele que ama ou exerce ou deseja a dor, pode ocasionalmente adquirir algum prazer na labuta"

INSCREVA-SE COMO UM ALUNO E SEJA UM MONITOR

    Monitoria: entenda o que é e saiba como se tornar um instrutor

    Uma das atividades extraclasse que podem ser feitas na formação profissional é a monitoria. Regulamentada pela legislação das diretrizes e bases da educação nacional, a atividade tem o objetivo de incentivar a troca de conhecimentos entre alunos, possibilitando também a experiência do discente a atuação junto ao professor no ensino da profissão desejada. Confira quais as principais atribuições, os benefícios e saiba como se tornar um instrutor!

     

    O que faz um monitor?

    Os alunos que passam por um processo de seleção de monitoria, tópico que trataremos mais à frente, assumem a função de monitor sob supervisão de um instrutor. É de responsabilidade dos monitores auxiliar o instrutor nas aulas teóricas e práticas e assim tirar dúvidas dos alunos. Os monitores também podem auxiliar no andamento do curso nos laboratórios e precisam entregar relatórios de suas atividades ao instrutor orientador nas datas estipuladas.

     

    Quais os benefícios da monitoria?

    A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com conhecimentos de cursos diferentes. Para os que desejam ser instrutor, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino e acrescentar a atividade ao seu currículo.

    Como ser um monitor?

    É preciso cumprir alguns pré-requisitos para se tornar um monitor. O mais comum é passar por um processo seletivo composto por análise do histórico de aproveitamento do curso, seguido de uma prova e entrevista com o instrutor orientador. É importante que o estudante tenha obtido bons resultados no curso em que deseja ser monitor para ser aprovado na primeira fase do processo. Ao fim da seleção, é a hora de arregaçar as mangas e cumprir com as obrigações e horários da atividade.

     

    Monitoria voluntária ou bolsa de monitoria?

    Existe a possibilidade de algumas monitorias oferecem bolsa de auxílio de custo que ajudam o estudante a ter alguma renda. No entanto, não são todas as vagas que possibilitam a bolsa. Algumas atividades de monitoria são feitas para serem exercidas de forma voluntária, o que não representa algo ruim. Apesar de não ter o auxílio financeiro, a atividade continua possibilitando todos os benefícios citados anteriormente, sendo um diferencial no currículo de quem a executa.

     

    Assim a Progrinf sugere ao aluno(a) que faça monitoria para o melhor aproveitamento do curso, segue abaixo os procedimentos necessários:

    1 – Aluno (a) obter notas nas avaliações acima de 9,0 (nove).

    2 – Ser indicado pelo Professor.

    3 – Passar por entrevista com o Diretor.

    4 – Poderá escolher entre os horários disponíveis: 8:00/12:00, 13:00/17:00.

    5 – Monitor não terá remuneração, somente com intuito de fixação do conteúdo.

    6 – Surgindo vaga para Professor, este poderá ser contratado.